sexta-feira, 15 de julho de 2011

Cachorro peixe ganha leão de ouro no festival de Cannes


O simpático cachorro-peixe da propaganda do Volkswagen SpaceFox conquistou o grande júri do 56º Festival Internacional de Publicidade de Cannes, na França. O filme foi eleito o melhor comercial de TV do mundo em 2008 na categoria Filme Publicitário de Automóveis, e seus criadores receberam o Leão de Ouro do festival na premiação do último sábado, 27 de junho. O comercial cachorro-peixe é o primeiro ouro do Brasil em filmes, na subcategoria automóveis, depois de 27 anos. A disputa dos comerciais criados para carros é considerada uma das mais difíceis do festival.

Em Cannes, a votação unânime do júri para o Ouro da categoria Automóveis levou o filme “Cachorro-Peixe”, criado pela AlmapBBDO para SpaceFox, da Volkswagen, até a disputa pelo Grand Prix com outros quatro concorrentes. Entretanto, o júri optou por entregar o prêmio máximo ao filme interativo “Carousel”, criado pela holandesa Tribal DDB e produzido pela inglesa Stink Digital para a Philips. O filme de mais de dois minutos divulgou o aparelho TV Cinema 21:9 que a companhia chama de “o primeiro televisor de cinema do mundo”.
“Cachorro-Peixe” foi produzido pela argentina Rebolucion, com direção de Armando Bo e trilha da brasileira Raw Produtora de Áudio, e já havia ganho, em maio, ouro no Wave e bronze no Clio Awards.
Acompanhando o Festival de Cannes do Brasil, pela internet, o sócio e diretor de criação da AlmapBBDO, Marcello Serpa, comemorou o Leão de Ouro de sua agência. “Me deixa muito orgulhoso o fato do Ouro e do Bronze para os filmes da Volkswagen terem sido conquistados com comerciais do nosso dia-a-dia, extensivamente veiculados na TV aberta e fechada – e não somente de madrugada. Eles representam a propaganda verdadeira do Brasil. Ou amadurecemos e nos dedicamos a trabalhos reais e maduros, ou estaremos condenados à obscuridade, pois o pensamento global está cada vez mais sofisticado. Em Cyber, por exemplo, a mídia evoluiu e o Brasil parou no uso de sacadinhas criativas e idéias limitadas nelas mesmas”, avalia.
Apesar do papelão em Cyber, de maneira geral Serpa considera excelente a participação brasileira no Cannes Lions 2009. “Este ano o festival foi extremamente duro para todos, com importantes reduções no número de Leões e um clima espartano na escolha do que é bom e do que não é. Prêmios como os conquistados pelo Brasil no PR Lions e o Leão de Ouro do Media Lions são extremamente relevantes, inovadores e maduros”, elogia.
Fonte Blog : http://bitscaverna.com.br/cachorroblog/?p=223

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