De acordo com a Associação Americana de Propaganda, propaganda é a mensagem divulgada em veículos de grande penetração (TV, rádio, revistas, jornais, etc.) e patrocinada (paga) por um anunciante que tem por objetivo criar ou reforçar imagens ou preferências na mente do consumidor, predispondo-o favoravelmente em relação ao produto, serviço ou empresa patrocinadora.
Uma boa propaganda tem algumas características básicas, tais como:
- Proporciona orientação para o consumidor;
- Concentra-se em uma só ideia vendedora (ênfase no benefício mais importante);
- Apresenta ideia competitiva e singular (contém um benefício, uma qualidade ou quantidade única, diferenciada);
- Envolve o consumidor (capta e mantém a atenção do consumidor, além de trabalhar sua motivação);
- Deve ser crível e sincera (se é verdadeira e soa verdadeira, o consumidor sente que o anunciante é honesto. O exagero e a fantasia valem, mas não devem tentar enganar);
- Deve ser simples, clara e completa (não deixa mal-entendido);
- Associa a ideia vendedora (benefícios) à marca (registra claramente a marca e a amarra ao benefício);
- Incrementa as vendas (estabelece forte desejo de compra);
- Deve aproveitar bem o veículo de comunicação (propaganda eficiente usa o veículo certo para o seu propósito).
Quando a propaganda é mais eficiente
Ao investir em propaganda, a empresa deve estar atenta à relação custo-benefício que ela trará. É preciso que ela seja eficiente para alcançar os objetivos preestabelecidos, e essa eficiência é alcançada quando:
- Há um conhecimento mínimo do comprador em relação produto anunciado;
- As oportunidades de diferenciação do produto são fortes;
- O produto tem aspectos que o comprador não consegue observar normalmente;
- As vendas do setor estão ascendentes, e não estáveis ou decadentes.
Cuidados básicos ao planejar a ação de propaganda
A empresa, ao investir em propaganda, deve ter alguns cuidados quanto:
- À missão - quais são os objetivos da propaganda?
- Ao recurso empregado - quanto deve ser gasto em propaganda?
- À mensagem - que tipo de mensagem e estratégia criativa serão usadas?
- Ao planejamento - como deve ser determinada e alocada a verba de propaganda durante o ano?
- À análise - como avaliar o retorno do investimento em propaganda?
Fonte : http://www.sebrae.com.br/customizado/acesso-a-mercados/divulgue-seus-produtos/propaganda/integra_bia/ident_unico/112
Uma boa propaganda tem algumas características básicas, tais como:
- Proporciona orientação para o consumidor;
- Concentra-se em uma só ideia vendedora (ênfase no benefício mais importante);
- Apresenta ideia competitiva e singular (contém um benefício, uma qualidade ou quantidade única, diferenciada);
- Envolve o consumidor (capta e mantém a atenção do consumidor, além de trabalhar sua motivação);
- Deve ser crível e sincera (se é verdadeira e soa verdadeira, o consumidor sente que o anunciante é honesto. O exagero e a fantasia valem, mas não devem tentar enganar);
- Deve ser simples, clara e completa (não deixa mal-entendido);
- Associa a ideia vendedora (benefícios) à marca (registra claramente a marca e a amarra ao benefício);
- Incrementa as vendas (estabelece forte desejo de compra);
- Deve aproveitar bem o veículo de comunicação (propaganda eficiente usa o veículo certo para o seu propósito).
Quando a propaganda é mais eficiente
Ao investir em propaganda, a empresa deve estar atenta à relação custo-benefício que ela trará. É preciso que ela seja eficiente para alcançar os objetivos preestabelecidos, e essa eficiência é alcançada quando:
- Há um conhecimento mínimo do comprador em relação produto anunciado;
- As oportunidades de diferenciação do produto são fortes;
- O produto tem aspectos que o comprador não consegue observar normalmente;
- As vendas do setor estão ascendentes, e não estáveis ou decadentes.
Cuidados básicos ao planejar a ação de propaganda
A empresa, ao investir em propaganda, deve ter alguns cuidados quanto:
- À missão - quais são os objetivos da propaganda?
- Ao recurso empregado - quanto deve ser gasto em propaganda?
- À mensagem - que tipo de mensagem e estratégia criativa serão usadas?
- Ao planejamento - como deve ser determinada e alocada a verba de propaganda durante o ano?
- À análise - como avaliar o retorno do investimento em propaganda?
Fonte : http://www.sebrae.com.br/customizado/acesso-a-mercados/divulgue-seus-produtos/propaganda/integra_bia/ident_unico/112
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